O pior pesadelo do professor é a situação não aprendizagem.
Vários instrumentos mostram que os alunos não estão aprendendo. Mas , afinal, por que os alunos não aprendem?
Não devemos nos deter em explicações reducionistas, mesmo que verdadeiras, do tipo o problema está na família, ou o professor é mal formado, ou ainda a sociedade está corrompida e a escola desestruturada.
É necessário resgatar o valor do conhecimento. O aluno não sabe porque deve aprender, a escola está parada no tempo e não sabe o quê e como ensinar . Não há dialogo entre a escola e a vida, não se pressupõe a aplicação, no mundo, do conhecimento adquirido na escola.
O aluno não aprende pois o conhecimento é pouco, ou nada, significativo.
A metodologia utilizada está fora de sintonia com o processo cognitivo, as necessidades e interesses dos alunos. O ensino está cansativo. O professor está frustrado .
A lógica do não aprender passa por quatro dimensões: cultural :ou o para que aprender; social: as relações estabelecidas; pedagógicas: as práticas e a política que diz respeito a valorização do saber, da escola e do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário