sábado, 23 de abril de 2011

VA 13 - A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor

   O pior pesadelo do professor é a situação não aprendizagem.
   Vários instrumentos mostram que os alunos não estão aprendendo.  Mas , afinal, por que os alunos não aprendem?
   Não devemos nos deter em explicações reducionistas, mesmo que verdadeiras,  do tipo  o problema está na família, ou  o professor é mal formado, ou ainda a sociedade está corrompida e a escola desestruturada.
  É necessário resgatar o valor do conhecimento.  O aluno não sabe porque deve aprender, a escola está parada no tempo e não sabe o quê e como ensinar .  Não há dialogo entre a escola e a  vida, não se pressupõe a aplicação, no mundo,  do conhecimento adquirido na escola.
   O aluno não aprende pois o conhecimento é pouco, ou nada, significativo.
   A metodologia utilizada está fora de sintonia com o processo cognitivo, as necessidades e interesses dos alunos.  O ensino está cansativo.  O professor está frustrado .
   A lógica do não aprender passa por quatro dimensões: cultural :ou o para que aprender; social: as relações estabelecidas; pedagógicas: as práticas e a política que diz respeito a valorização do saber, da escola e do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário