Silvia Colello
Ao longo da trajetória escolar o aluno passa a perceber a escola de forma diferente. O papel do professor também vai se modificando.
O aluno , na educação infantil, percebe a escola como um lugar prazeroso, onde o brincar predomina . O professor precisa mostrar o que é a escola, a ação educativa aqui é, chamada pela professora Silvia Colello, de
institucionalização.
No ensino fundamental a institucionalização continua, mas para o aluno a escola passa a ser um local de aprender, o brincar é deixado para trás. Ao professor cabe o apoio funcional, fortalecer o vínculo com o saber e estimular os valores para que regem a convivência social. A escola passa a ser um espaço plural onde , nem sempre, há sintonia entre esses espaços. Nesta fase se inicia a escolarização, um fortalecimento na relação aluno e escola.
Nos próximos anos do ensino fundamental e médio, a escola passará a ter sua preocupação maior na preparação para a vida social. Aqui o professor deve ser o apoio, o orientador, sensibilizador e conscientizador dos aspectos da vida e da responsabilidade social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário