sexta-feira, 22 de abril de 2011

VA 2 - A AÇÃO EDUCATIVA AO LONGO DA TRAJETÓRIA ESCOLAR.

“ ... acolher o aluno para dentro da escola, fazer com que viva bem dentro dela e devolvê-lo para o mundo .”  
                                                                                                                                                                                           Silvia Colello

   Ao longo da trajetória escolar o aluno passa a  perceber a escola de forma diferente.  O papel do professor também vai se modificando.
   O aluno , na educação infantil, percebe a escola como um lugar prazeroso, onde o brincar predomina . O professor precisa mostrar o que é a escola, a ação educativa aqui é, chamada pela professora Silvia Colello, de
institucionalização.
   No ensino fundamental  a institucionalização continua, mas para o aluno  a escola passa a ser um local  de aprender, o brincar é deixado para trás. Ao professor cabe o apoio funcional, fortalecer o vínculo com o saber e estimular os valores para que regem a convivência social. A escola passa a ser um espaço plural onde , nem sempre, há sintonia entre esses espaços.  Nesta fase se inicia a escolarização, um fortalecimento na relação aluno e escola.
  Nos próximos anos do ensino fundamental e médio, a escola passará a ter sua preocupação maior na preparação para a vida social. Aqui o professor deve ser o apoio, o orientador, sensibilizador  e conscientizador dos aspectos da vida e da responsabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário