" Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas certas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar do desconhecido."
Rubem Alves
A aprender é consequência do ensino? Aprende-se em etapas controladas pelo ensino linear, cumulativo, fragmentado e inflexível? Aprender é diferente de usar o conhecimento? Essas três questões traduzem os grandes mitos sobre a aprendizagem. Mas, afinal o que é aprendizagem?
Aprendizagem é um processo dinâmico estabelecido nas relações interpessoais passando pelo meio sociocultural chegando um saber científico, mais formalizado. Para acontecer é necessária a sintonia entre as dimensões cognitiva ( saber fazer) , afetiva ( querer fazer) e funcional ( poder fazer), aqui entra o papel do professor mediador.
A curiosidade é a "chave mestra" para a aprendizagem . É papel da escola permitir que o aluno questione, pergunte e não receba as respostas prontas. O ensino deve funcionar numa sequência lógica de ação e reflexão favorecida pela intervenção do professor que cria condições de elaboração de hipóteses e possibilita a experimentação.
A verdadeira aprendizagem contempla o aprender, o tornar-se usuário deste conhecimento e tornar-se autor crítico na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário